sábado, 14 de dezembro de 2013

Chuvas adiam mudanças no trânsito de Petrolina


A chuva da madrugada desta sexta-feira (13) mudou a programação da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) que pretendia fazer modificações no centro da cidade.Em nota enviada à imprensa, a EPTTC não divulgou nova data para as mudanças. A justificativa do adiamento é a chuva que impediu pintura das faixas de pedestre e a colocação de alguns placas de orientação aos motoristas.
Os novos semáforos estão em quatro pontos. O primeiro está entre a Avenida Souza Filho e a Avenida Guararapes. O segundo sinal está na esquina da Avenida Souza Filho e a Rua Barbosa Lima.  O terceiro semáforo ficará em frente a uma loja de eletrodomésticos que faz conexão com a Rua João Clementino, próximo a agência bancária da Caixa Econômica Federal. E o quarto sinal implantado estará localizado na Rua Dom Vital. Este terá uma particularidade, pois será voltado a carros e ônibus, visando um maior cuidado com os transportes coletivos que saem da parada de ônibus e partem para a Avenida Souza Filho.
Duas vias do Centro de Petrolina também terão seu sentido alterado.  A Rua Barbosa Lima, que liga a orla da cidade à Avenida Guararapes terá seu sentido invertido. Passa a ser Guararapes sentido orla. Também sofrerá inversão a Av. Souza Filho, no intervalo entre a Av. Guararapes até o cruzamento da Rua João Clementino, trecho onde está a conhecida ‘praça do táxi’.
Para diminuir o engarrafamento, foram alterados os locais de duas faixas de pedestres.  Uma que estava próximo a Catedral da cidade foi transferida para a frente de uma loja de vestuário, trecho Avenida Guararapes e Souza Filho. A outra faixa foi recuada 15m, para atender os pedestres na Avenida Joaquim Nabuco através da Coronel Amorim.
A população está desconfiada de novas mudanças no trânsito no centro da cidade. Tiago Crateús é bancário da Caixa Econômica e seu trajeto de ida ao trabalho agora será modificado. “Temos pessoas que seguem no sentido Rua João Clementino a Avenida Dom Vital. Com a mudança nesse trecho vai demorar muito tempo para as pessoas se acostumarem, porque integra um conglomerado do comércio. O problema do trânsito de Petrolina não são os sentidos das vias, são onde os gargalos desaguam. Temos uma grande quantidade de veículos e as ruas e avenidas são estreitas com no máximo três faixas de sentido único”, explica.
O bancário comentou a alteração feita nas faixas de trânsito do centro. " As faixas educam os pedestres.  O certo é ter faixa de pedestre com sinal de trânsito, é mais educativo para o condutor e para o pedestre”, relata.
Um levantamento do número de veículos que trafegam pelas vias do centro provocou a intervenção da EPTTC. “Na última estatística realizada, o município já possui 105 mil veículos registrados, fora os da cidade vizinha, Juazeiro-BA. Este é um volume muito grande.  A Avenida Guararapes é a grande artéria da cidade, e precisamos fazer essas intervenções para melhorar a mobilidade”, ressalta o diretor Presidente da EPTTC, Daniel Ferreira.

BLOG DO ADALBERTO PEREIRA
Música e Informação com Imparcialidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário