sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Missa e muito forró para homenagear o aniversário de Luiz Gonzaga

Neste domingo (15/12), dentro da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural etapa Exú, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura do Exu e da ONG Parque Asa Branca, acontece um dos momentos mais emocionantes da festa Viva Gonzagão. A partir das 15 horas, no Parque Asa Branca, vai acontecer uma missa cantada embaixo do pé de Juazeiro, marca nas músicas de Luiz Gonzaga, em comemoração ao aniversário do Rei do Baião. Logo em seguida, dezenas de forrozeiros vão animar o público cantando muito forró. Maria Lafaete, prima de Gonzaga, é uma das atrações. “Eu sou de Exu, então voltar pra minha terra é sempre uma emoção. E tocar no Parque Asa Branca é uma emoção redobrada. Me sinto muito bem, em casa. E fiz questão de tocar no debaixo do pé de Juazeiro, porque gosto de sentir o cheiro dele, ficar perto do público”, conta.  Além dela ainda se apresentam o Projeto Canta Cantarino, Ivan Ferraz, Zé Nilton, Cosmo do Acordeon, Helen e Mistura Nordestina, Chá Cutuba, Donizete Batista, Danilo Pernambucano e Toinho do Baião.

“É um momento de fechamento do ano para o circuito Pernambuco Nação Cultural e um momento de grande celebração para os seguidores do Rei do Baião. A relevância de sua obra para a cultura brasileira e vigor do povo sertanejo são os pilares desta festa. A cidade de Exu, no dia do aniversário de seu filho ilustre, vira a capital de Sertão. Fogos, sanfonas e muitas vozes cantam a obra de Luiz Gonzaga e perpetuam sua tradição. Homenagens a Dominguinhos e João Silva também são esperadas”, afirma Léo Antunes, coordenador do Festival Pernambuco Nação Cultural.

Confira a programação completa:  

PALCO JUAZEIRO
 

Horário: 15h – Local: Parque Asa Branca
Domingo (15/12)

- Projeto Canta Cantarino (com Zezinho de Exu, Os Cabras de Gonzaga, Ana Paula Nogueira, Forrozeiros do Gonzagão, Fuá Carvalho, Flávio Baião, Carlos Araújo e Miltinho)
- Maria Lafaiete

- Ivan Ferraz
- Zé Nilton
- Cosmo do Acordeon
- Helen e Mistura Nordestina
- Chá Cutuba
- Donizete Batista
- Danilo Pernambucano
- Toinho do Baião

O FPNC- Forró, tradição, celebração, homenagens, símbolos de um Nordeste que ficou cristalizado na obra do pernambucano do século, Luiz Gonzaga. Todos os anos, 13 de dezembro é data mais que especial no Sertão do Araripe, especialmente em Exu, data de Santa Luzia e do nascimento do rei do baião. A semana onde mais se revive o legado do Mestre Lua acontece de seis a 15 de dezembro, na festa Viva Gonzagão. O evento marca a última edição do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) em 2013. 
BLOG DO ADALBERTO PEREIRA 
Música e Informação com Imparcialidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário