domingo, 9 de março de 2014

PETROLINA - 16 mil adolescentes devem ser vacinadas contra HPV


A partir de segunda-feira (10), mais de 16 mil meninas entre 11 e menores de 14 anos devem ser vacinadas contra o Papilomavírus Humano (HPV) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A vacina começa a ser disponibilizada na rede pública de saúde para todo o Brasil a partir desta data, com o objetivo de prevenir a disseminação da doença entre as adolescentes.
A vacinação vai ser feita até 10 de abril em todas as escolas públicas e privadas do município. “Fizemos um levantamento e temos uma média de 16 mil meninas, mas ainda não temos o número exato de vacinas que serão destinadas ao município”, ressaltou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Petrolina, Jeane Morais. A vacina contra o HPV irá fazer parte da vacinação de rotina.
Quase 100 técnicos das salas de vacina serão escalados para ir às escolas. “Mesmo durante a vacinação itinerante, as vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde também”, disse. Petrolina tem 48 postos de saúde, sendo 22 na zona rural e 26 na zona urbana.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2013 foram registrados 134 casos de pessoas portadoras do HPV. “A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra os vírus 6, 11, 16 e 18 do HPV, considerados os mais perigosos, que provocam o câncer de útero”, explicou Jeane. A explicação para o público alvo jovem é a tentativa de introduzir o quanto antes a prevenção nas jovens.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o de mama e o colorretal. A doença demora a se desenvolver, mas o principal risco é acarretar em tumores malignos.
O médico ginecologista, Euclides Mendes, explica que mesmo a doença não tendo cura definitiva, a paciente portadora do vírus pode adquirir imunidade, zerando a carga viral. “O vírus fica de forma latente, mas não quer dizer que ele esteja livre da doença e deve ser acompanhado constantemente”, explicou o médico. O ginecologista ressalta ainda que mulheres que já possuem a doença podem tomar a vacina, pois ela ajudará a aumentar a imunidade e inibir o desenvolvimento do vírus.


G1/PE
BLOG DO ADALBERTO PEREIRA
Música e Informação com Imparcialidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário